quinta-feira, 9 de abril de 2015

Algumas Lesões Brancas



Lesões Brancas: A coloração clínica resulta de um espessamento da camada superficial de queratina, que dá a impressão de ser branca quando úmida ou de uma camada espinhosa (camada intermediária do epitélio) espessada, o que mascara a coloração rósea proveniente da vascularização no tecido conjuntivo.
Leucoplasias
Definida pela OMS como uma placa ou mancha branca que não pode ser caracterizada clinica ou patologicamente como qualquer outra doença.
Este termo define o aspecto clínico desta lesão, não estando relacionado, a principio, com característica histopatológicas específicas.
No entanto, essas lesões brancas inspiram preocupação, uma vez que podem representar alterações pré-malignas nas células do epitélio.
A conduta em lesões pequenas é biopsia excisional, em lesões maiores de 3mm, com superfície rugosa e heterogêneas a conduta deve ser biópsia incisional.

Leucoplasia Verruciforme


LIQUEN PLANO

São lesões de origem auto-imune, onde as células da camada basal do epitélio são atacadas, e um processo inflamatório intenso está presente.


A apresentação clínica mais comum se da em forma de placa branca e da formação de linhas entrelaçadas formando uma espécie de rede ou rendilhado chamado estrias de wickham.

Líquen Plano cortesia Prof. Dr. Celso Lemos

Existem ainda outras formas de liquen plano como a papular e a erosiva, apesar de caracteríticas clínicas diferentes, toda tem em comum a presença das estrias de wickham.



Nenhum comentário:

Postar um comentário