sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas. Geralmente acomete pacientes na adolescencia mas existe um segundo momento de atividade da doença em pacientes acima de 60 anos.
A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.
Lesões orais podem aparecer antes das lesões gastrointestinais, levando ao diagnóstico precoce da doença.
As principais características das lesões intra-orais são
Edema difuso e nodular dos tecidos orais e periorais (semelhante a pedras arredondadas usadas para pavimentação).
Úlceras profundas de aspecto granulomatoso. As ulceras são, com frequencia, lineares e se desenvolvem no vestibulo bucal.
Maculas e placas eritematosas difusas envolvendo a gengiva inserida e a mucosa alveolar foram denominadas mucogengivite e podem representar uma das lesoes mais comuns relacionadas a doenca de Crohn.
É comum a presença de pregas hiperplásicas semelhantes a hiperplasia fibrosa relacionada ao uso de próteses.

Lesão semelhante a Hiperplasia relacionada ao uso prótese
PIOESTOMATITE VEGETANTE

É uma patologia que não tem suas causas bem esclarecidas, estando relacionada a Doença de Crohn e talvez ao penfigo vulgar.
As características clínicas mais comuns são:
Relatos de diarréia cronica 
As lesões em mucosa bucal exibem pustulas amareladas, pouco elevadas, lineares ou tortuosas, arranjadas sobre uma mucosa oral eritematosa. É o que chamamos de padrão pegada de caracol. As lesões afetam principalmente a mucosa jugal ou labial, o palato mole e o ventre da língua.

Lesões purulentas em pegada de Caracol

Com relação ao tratamento, as lesões orais desaparecem em poucos dias apos o inicio da terapia com corticosteroides sistêmicos, contudo, as lesões podem recorrer se a medicação for suspensa.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Em relação a Pioestomatite Vegetante, consta no texto que uma de suas manifestações clínicas, além das lesões orais, é a diarréia crônica. Gostaria de saber qual a relação entre a presente patologia e o trato gastro intestinal, se esta doença tem como fator desencadeante a imunidade do paciente, e se sempre há relação com a Doença de Crohn e Penfigo Vulgar, ou se ela pode se manifestar sem dependência dessas patologias. Obrigada!
    Atenciosamente, Ana Flávia Medeiros, 6° B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sim esta manifestacao esta ligada a Doenca de Crohn, uma doenca autoimune que tem como sintomas a diarreia cronica

      Excluir
    2. Ola, sim esta manifestacao esta ligada a Doenca de Crohn, uma doenca autoimune que tem como sintomas a diarreia cronica

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Renata sobre o tratamento da PIOESTOMATITE VEGETANTE ela será de acordo com a de Cronh sendo uma doença crônica, por isso se houve a retirada da medicação as lesões recorrem? Eu fiquei com um.pouco de dúvidas sobre isso poderia esclarecer por gentileza?!?!
    Grata Waldelene 6°B.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, O tratamento da terapia com corticoides sistêmicos, Podem trazer complicações futuras para o paciente? Obrigada! Ana Luisa Alves 6°B.

    ResponderExcluir
  6. O paciente precisa utilizar o medicamento pelo resto da vida para que as lesões não voltem? Patrícia de Lima Barbosa 6ºB

    ResponderExcluir
  7. O paciente precisa utilizar o medicamento pelo resto da vida para que as lesões não voltem? Patrícia de Lima Barbosa 6ºB

    ResponderExcluir
  8. Oi Professora!
    Quanto a doença de Crohn, quando ela ataca o sistema imunológico e o deixa extremamente alterado ele pode chegar agredir o próprio organismo? Ela pode ser uma doença genética? Há diferença na proporção entre homens e mulheres diagnosticados?
    Obrigada!!

    Paola Victória Coelho - 6ºB

    ResponderExcluir
  9. Prof Renata...
    Doença de Crohn... p/ uma reduçao da inflamaçao e controle da doença... é prescrito somente medicameentos ... ou a alimentação e estado emocional da pessoa ..pode ajudar no controle e reduçao da inflamação ?
    RODRIGO BERNARDES ALKIMIN - 6ºB

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Professora Renata, a doença de Crohn compromete todas as camadas da parede intestinal?
    Quem possuí essa doença está mais predisposto a desenvolver um câncer de intestino?

    Obrigada!
    Caroline D. Oliveira 6ºB

    ResponderExcluir
  12. Professora Renata, a respeito a doença de Crohn você disse que os medicamentos controlam a doença. Então, esta doença não existe cura?

    Obrigada!
    Déborah Monique Pereira 6ºB

    ResponderExcluir
  13. Por predisposição genética, pessoas com ascendência judaica estão mais propensas a desenvolver a doença, assim como os fumantes também têm riscos maiores do que os não-fumantes, segundo o National Institute of Health (NIH), órgão do Departamento de Saúde do governo norte-americano. Hoje se sabe, ainda, que essa condição é mais prevalente nos países industrializados. “Dentre as teorias que explicam a origem da doença, parece que alguns tipos de infecção intestinal estão relacionados”, esclarece o gastroenterologista.

    Nos Estados Unidos são registrados, em média, 16 casos para cada 100 mil indivíduos. A estimativa para a América do Sul é de um caso para cada 200 mil habitantes. A doença é mais prevalente na faixa etária dos 20 anos e também em torno dos 40 ou 50 anos e atinge igualmente ambos os sexos.

    Adriele de morais Silva 6°b

    ResponderExcluir
  14. prof renata a doença de crohn não tem cura certo
    mais essa doença pode piorar com o tempo ?
    caroline gonçalves pereira 6° B

    ResponderExcluir
  15. Quero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
    Eu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
    diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
    feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
    Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
    Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.

    Meus Sintomas eram esses:
    - Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
    - Dor Abdominal Forte ou Cólicas
    - Gases
    - Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
    - Muco nas Fezes

    Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
    Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
    seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
    O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
    essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.

    Comecei a consumir todos os dias 2 copos de 250ml de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
    Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
    depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
    confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
    receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.

    Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
    Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.
    O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.
    o site é esse:

    kefirdeleite.com

    O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
    Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.

    ResponderExcluir