sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O Diagnóstico diferencial

   Diagnóstico diferencial é um método sistemático usado para identificar doenças que faz parte da semiologia, sendo realizado por um processo de eliminação. Sendo assim, nem todo diagnóstico é diferencial, somente aqueles em que se exclui possibilidades.
Ele pode ser definido como uma hipótese formulada pelo profissional - tendo como base a sintomatologia (sinais e sintomas) apresentada pelo paciente durante o exame clínico
O profissional deve restringir o diagnóstico a um grupo de possibilidades que, dadas as suas semelhanças com o quadro clínico em questão, não podem deixar de ser elencadas como provável. 
A partir do diagnóstico diferencial, deve se selecionar testes terapêuticos, ou ainda, exames complementares específicos a fim de se obter um diagnóstico final ou de certeza. 


Um comentário:

  1. muito importante essa parte de diagnostico diferencial ajuda bastante a diagnosticar e diferencia lesões que possuem algumas características semelhantes entre si, e esses sinais contribuem para a formação de um grupo distinto, que necessita de um diagnóstico diferencial em relação ao tratamento e diagnostico exato
    caroline gonçalves pereira 6° B

    ResponderExcluir