domingo, 8 de novembro de 2015

Osteossarcoma

O osteossarcoma é uma lesão maligna de células mesenquimais.

Ou seja, essas células mesenquimais imaturas se multiplicam e destroem o osso, substituindo tecido ósseo maduro por tecido osteóide imaturo.
Os sintomas mais comuns são aumento de volume e principalmente dor. Também pode ser notada perda dos dentes, parestesia e obstrução nasal (no caso de tumores maxilares) pelo crescimento do tumor.
Os achados radiográficos variam de esclerose densa a um misto de lesões radiolúcidas e escleróticas (como na seta) até um processo inteiramente radiolúcido. Os limites periféricos da lesão são geralmente indistintos e mal definidos, tornando difícil determinar radiograficamente a extensão do tumor. Ocasionalmente, há reabsorção das raízes dos dentes envolvidos pelo tumor em forma de ponta de agulha. A área óssea da radiografia se torna difusa com aparência clássica de raios de sol.

Observe o padrão em raios de sol mandíbula do lado direito


O tratamento inclui cirurgia radical, radioterapia e quimioterapia

SARCOMAS: RABDOMIOSSARCOMA

O rabdomiossarcoma é uma neoplasia maligna caracterizada pela diferenciação em músculo esquelético. Ou seja, é uma lesão de origem mesenquimal (um sarcoma).


Embrionários são mais comuns nos 10 primeiros anos de vida, e representam cerca de 60% dos casos.
Os rabdomiossarcomas alveolares ocorrem mais frequentemente em indivíduos entre os 10 e os 25 anos de idade, representando 20% a 30% dos tumores.

Os rabdomiossarcomas pleomórficos representam menos de 5% dos casos e mostram um pico de prevalência em pacientes com idade superior aos 40 aos de idade. 

O palato é a localização intraoral mais comum, e existem casos onde as lesões parecem surgir no seio maxilar e invadir a cavidade oral.

O tratamento inclui cirurgia radical, quimioterapia e radioterapia.


sexta-feira, 6 de novembro de 2015

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE LESÕES RADIOLÚCIDAS

Na região gnática as lesões mais comuns são as odontogênicas, divididos em 2 diferentes grupos: 
Inflamatórios e de Desenvolvimento.

Cistos de origem inflamatória   geralmente estão associados a um dente que apresenta grandes restaurações e destruição dentária. O diagnóstico diferencial para este grupo de lesões esta ligado principalmente ao teste de vitalidade nos dentes da região.  O teste deve ser negativo, o dente não apresentará dor ou qualquer reação a mudança de temperatura ou seja estará DESVITALIZADO. 
As principais lesões incluidas aqui são 
Cisto Periapical, Cisto Radicular Lateral, Cisto Residual. Incluimos tambem no diagnóstico diferencial o granuloma.


Nos Cistos e tumores de origem  NÃO inflamatória   se houver dente associado este geralmente estão  VITALIZADOS,  com a poupa intacta,  e no geral não apresentam grandes restaurações e destruição dentária.

Algumas  lesões incluidas aqui são:
-Cisto Dentígero 
-Tumor Odontogenico Queratocístico 
- Ameloblastoma


teste de vitalidade com gelo





O Diagnóstico diferencial

   Diagnóstico diferencial é um método sistemático usado para identificar doenças que faz parte da semiologia, sendo realizado por um processo de eliminação. Sendo assim, nem todo diagnóstico é diferencial, somente aqueles em que se exclui possibilidades.
Ele pode ser definido como uma hipótese formulada pelo profissional - tendo como base a sintomatologia (sinais e sintomas) apresentada pelo paciente durante o exame clínico
O profissional deve restringir o diagnóstico a um grupo de possibilidades que, dadas as suas semelhanças com o quadro clínico em questão, não podem deixar de ser elencadas como provável. 
A partir do diagnóstico diferencial, deve se selecionar testes terapêuticos, ou ainda, exames complementares específicos a fim de se obter um diagnóstico final ou de certeza. 


Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave,mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas. Geralmente acomete pacientes na adolescencia mas existe um segundo momento de atividade da doença em pacientes acima de 60 anos.
A doença de Crohn é crônica. Não sabemos qual é a sua causa. Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença.
Lesões orais podem aparecer antes das lesões gastrointestinais, levando ao diagnóstico precoce da doença.
As principais características das lesões intra-orais são
Edema difuso e nodular dos tecidos orais e periorais (semelhante a pedras arredondadas usadas para pavimentação).
Úlceras profundas de aspecto granulomatoso. As ulceras são, com frequencia, lineares e se desenvolvem no vestibulo bucal.
Maculas e placas eritematosas difusas envolvendo a gengiva inserida e a mucosa alveolar foram denominadas mucogengivite e podem representar uma das lesoes mais comuns relacionadas a doenca de Crohn.
É comum a presença de pregas hiperplásicas semelhantes a hiperplasia fibrosa relacionada ao uso de próteses.

Lesão semelhante a Hiperplasia relacionada ao uso prótese
PIOESTOMATITE VEGETANTE

É uma patologia que não tem suas causas bem esclarecidas, estando relacionada a Doença de Crohn e talvez ao penfigo vulgar.
As características clínicas mais comuns são:
Relatos de diarréia cronica 
As lesões em mucosa bucal exibem pustulas amareladas, pouco elevadas, lineares ou tortuosas, arranjadas sobre uma mucosa oral eritematosa. É o que chamamos de padrão pegada de caracol. As lesões afetam principalmente a mucosa jugal ou labial, o palato mole e o ventre da língua.

Lesões purulentas em pegada de Caracol

Com relação ao tratamento, as lesões orais desaparecem em poucos dias apos o inicio da terapia com corticosteroides sistêmicos, contudo, as lesões podem recorrer se a medicação for suspensa.