quinta-feira, 9 de abril de 2015

Algumas Lesões Reativas

São lesões associadas a traumas contínuos de baixa intensidade. Isso provoca crescimento tecidual localizado, com evolução lenta, geralmente o paciente não relata dor.

Granuloma Piogênico

Provocado pelo trauma local, geralmente por uma prótese e restauração mal adaptadas. Geralmente acontece em gengiva, mas pode acometer qualquer região da boca.
Clinicamente se apresenta como lesão nodular avermelhada, com superfície lobulada, sendo assintomática na maioria dos casos.


Granuloma Piogênico
Em lesões com essa característica, quando em gengiva, devemos sempre suspeitar de três diferentes patologia, o Granuloma Piogênico, o Granuloma  Periférico de Células Gigantes e o Fibroma ossificante Periférico. A conduta do profissional deve ser a remoção total da lesão com curetagem, e realização de exame anatomopatológico.

Granuloma Periférico de Células Gigantes

Decorrente de trauma crônico em região subgengival, atingindo periodonto. Sendo assim é uma lesão exclusiva de gengiva e rebordo alveolar.  Em alguns casos é possivel observar reabsorção óssea radiograficamente. A conduta é a excisão cirúrgica e curetagem para evitar recidivas, o material é encaminhado para exame anatomopatológico.

Fibroma Ossificante Periférico

Também decorrente de trauma crônica, possui características clínicas parecidas com as duas lesões anteriores, no entanto pode apresentar coloração pálida e uma consistência endurecida quando comparado a elas.

O Fibroma Ossificante Periférico desenvolve como reação ao trauma um tecido calcificado, que em alguns casos pode ser observado no interior da lesão  em radiografia.

A conduta do profissional é a Remoção total da lesão, incluindo ligamento periodontal e remoção do agente irritante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário